A Hyundai Brasil anunciou ontem seus novos modelos que chegarão ao Brasil, incluindo alguns possíveis lançamentos. Com a ''separação’' da CAOA e Hyundai, agora livre do grupo em termos de importação, a montadora pode importar modelos luxuosos produzidos no exterior. Desta forma, a porta se abre para quatro novos modelos importados , além do facelift da Tucson e atualizações na HR , produzidos na planta de Anápolis, em Goiânia. O anúncio também revelou que a marca investirá em energia limpa no país.
LEMBRANDO A NOVELA DA CAOA COM A HYUNDAI
Desde 1999, a Hyundai e o Grupo CAOA eram parceiros, quando a CAOA começou a importar veículos da marca. Isso significava que a Hyundai Motor Brasil (HMB) lidava com os carros nacionais, enquanto o grupo cuidava dos carros importados.
Esse acordo limitava a autonomia da Hyundai sobre o portfólio no Brasil e restringia seu crescimento. Mas agora, com a separação, a porteira abriu: a CAOA cedeu os direitos de importação e distribuição para a HMB , que agora é responsável por todas as vendas no país. Além disso, a rede de concessionárias, antes separada, foi unificada, permitindo que todas as lojas vendam o portfólio completo da marca sem nenhuma restrição.
Porém, a fábrica da CAOA em Anápolis será utilizada para montar novos veículos Hyundai e Chery, além de produzir peças. Lembrando que a Hyundai possui sua própria fábrica em Piracicaba , interior de SP, mas ela opera em capacidade máxima, cerca de 200 mil veículos anuais.
No evento ontem de noite, a marca reforçou seus planejamentos para o futuro e explicou e deu a entender que a separação com o grupo foi pacífico.
QUAIS SERÃO OS PRIMEIROS VEÍCULOS?
A Hyundai apresentou os veículos que estarão disponíveis em nosso mercado em 2024, incluindo os possíveis modelos futuros. A van HR, por exemplo, recebeu novos itens, como seleção de tração 2WD/4WD, DRL, ESC e adequação aos níveis de emissões do Proconve L7. Em 2023, a van ultrapassou a marca de 100 mil unidades produzidas.
Ao contrário do que muitos esperavam, o Hyundai Tucson permanecerá na terceira geração no mercado brasileiro, embora já esteja sendo vendido na quarta geração no exterior. Apesar das especulações sobre sua chegada, o SUV passou por uma reestilização de meia-vida, apresentando refinamentos no design e mantendo o motor 1.6 TGDI de 177 cv e 27 kgfm de torque e a transmissão automática de sete velocidades . Fabricado em Anápolis (GO), o Tucson teve sua maior mudança visual na traseira, com novos desenhos de lanternas e novas rodas aro 18, além de modificações sutis na interna.
VEÍCULO QUE CHEGARÁ AO BRASIL NO SEGUNDO SEMESTRE
No final do evento, a Hyundai revelou os veículos que serão lançados no Brasil, incluindo um SUV premium de oito lugares chamado Palisade e o elétrico IONIQ 5 , vencedor de diversos prêmios em 2022, como "Carro Mundial do Ano" e "Melhor Design de Carro Mundial do Ano".
O Palisade, destaque entre os lançamentos, chega para competir com modelos como como Land Rover Discovery e Jeep Grand Cherokee, oferecendo o melhor da montadora em termos de tecnologia e desempenho. Embora os preços não tenham sido divulgados, estima-se que o Palisade chegará ao Brasil custando entre R$ 500 mil e R$ 600 mil, levando em conta seus concorrentes.
No design externo, destaque para a grade em cascata, emoldurada pelas luzes de LED verticais, e as rodas de liga leve com 20 polegadas, reforçam a robustez do modelo. O painel de instrumentos é formado por duas telas de 12” cada uma. O motorista poderá desfrutar do pacote completo do ADAS. Além disso, o veículo também oferece hotspot de Wi-Fi através do qual todos os passageiros poderão navegar na internet
O Palisade conta com motor V6 de 3,8 litros que oferece 295 cavalos de potência a 6.000 rpm e 36 kgfm de torque , aliado a uma transmissão automática de oito velocidades. O SUV apresenta tração 4X4 HTRACT que monitora e distribui o torque específico necessário em cada roda.
O IONIQ 5 , hatch elétrico da Hyundai , também está previsto para chegar ao Brasil, competindo com modelos como o Volvo XC40 e Volvo C40 . Ou seja, podemos esperar algo acima dos R$ 300 mil. Seu design remete ao primeiro carro da Hyundai , o Pony , lançado em 1975.
Produzido na Coreia do Sul sob a plataforma E-GMP , o modelo traz uma bateria de 72,6 kWh , fornecendo 305 cv e mais de 75 kgfm de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos. A autonomia é de 500 km no ciclo WLTP.
No interior, encontram-se duas telas de 12,25 polegadas, um novo volante com o logo da Hyundai em código morse, representando a letra “H” e materiais ecológicos.
A plataforma do IONIQ 5 suporta carregamento rápido de 400 e 800 volts, permitindo que você carregue de 10% a 80% em apenas 18 minutos. Com apenas cinco minutos de carga, os usuários podem obter 100 km de autonomia, tornando as viagens mais convenientes e eficientes.
A Hyundai informou que está estudando qual dos dois modelos virão primeiro no segundo semestre, mas afirmou que ambos estará aqui em 2024 e 2025.
POSSÍVEIS VEÍCULOS PARA 2025
O Hyundai Santa Fé , já conhecido no mercado brasileiro, poderá vir ao Brasil nos próximos anos. Caso venha, poderá receber novas versões com motores como 2.5 GDI de 194 cv, 2.5 TGDI de 281 cv ou 1.6 TGDI híbrido de 235 cv. As especificações ainda estão sendo estudadas para definir quais serão trazidas para cá. Em território brasileiro, o SUV enfrentaria Honda CR-V, Chery Tiggo 8, Toyota SW4, Jeep Commander, BYD Tan e Mitsubishi Pajero sport. O preço pode passar dos R$ 400 mil.
Além disso, o Hyundai Kona também foi apresentado, com possíveis concorrentes como Toyota Corolla Cross, Volvo EX30, GWM Haval H6, Peugeot e-2008 e BYD Yuan Plus. Com isso, podemos esperar um preço acima dos R$ 300 mil.
O SUV apresenta duas versões, uma com motor elétrico e outra híbrido. O motor elétrico oferece duas opções de bateria: de 48,6 kWh que oferece 135 cv de potência e 370 km de autonomia WLTP. E outro com bateria de 64,8 kWh, trazendo 204 cv de potência e 505 km de autonomia (WLTP). Já a versão híbrida terá um motor 1.6 GDI de 141 cv e 27 kgfm de torque.